MÓDULO 2


ACESSIBILIDADES WEB E TECNOLOGIAS DE APOIO







COMENTÁRIO  TEMÁTICO MÓDULO 2:


Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por um aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respectiva participação e atividade?

As tecnologias são um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio de hardware, software e telecomunicações e podem ser utilizadas no processo ensino e aprendizagem como factores facilitadores ao acesso e sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais.
O papel das tecnologias tem vindo ao longo dos tempos a evoluir.
Atualmente assume um papel preponderante, qualquer aluno poderá obter melhores resultados e ter acesso rápido e eficaz ao conhecimento independentemente da sua incapacidade.
Cito, como exemplo, um aluno portador de multideficiência apresentando problemas graves de comunicação poderá utilizar as tecnologias, para poder interagir com os outros e adquirir e aplicar novos conhecimentos.
Relativamente à minha experiência, como professora de educação especial, numa sala de apoio especializado, foi-me muito útil recorrer às tecnologias, nomeadamente utilizar o computador regularmente utilizando o BoardMaker – Símbolos Pictográficos, para poder comunicar com um aluno com problemas graves na comunicação e desenvolver a atividade e participação dele.
Em relação aos outros alunos com NEE, de carácter permanente que apresentavam problemas cognitivos, saúde física, concentração/atenção, emocionais e linguagem utilizei o computador e a internet como recurso pedagógico, didáctico e apelativo no processo ensino aprendizagem.
Os programas que mais recorri foram: Word, PowerPoint, Excel, Internet, Webquests, recursos da Web, Blogues dos professores das disciplinas, o meu Blogue com alguns exercícios facilitadores para a reeducação da escrita e da leitura.
Durante os momentos de reforço e desenvolvimento de competências específicas dos alunos, em contexto fora de sala de aula, os alunos realizam as atividades no computador, nomeadamente para a construção de grelhas de registo, de sínteses de conteúdos das diferentes disciplinas, assim como consulta de sites e de blogues para a realização de atividades.
O quadro Interativo também é uma ferramenta muito rica, pela forma como apresenta os conteúdos e como se pode estabelecer hiperligações facilmente.
As tecnologias de apoio constituem uma mais valia para TODOS e essencialmente para crianças/jovens e adultos portadores de incapacidades em qualquer momento das suas vidas.
Cada vez mais há um leque de diapositivos e equipamentos que têm por objetivo minimizar a parte funcional do indivíduo, aumentando a autonomia, quer na aprendizagem, na vida social e na vida profissional.




 ATIVIDADE DO MÓDULO 2:

A atividade  do Grupo referente ao módulo 2, do Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão, segue em anexo.




A atividade "Leitura funcional - A Bibi põe a mesa" foi elaborada com recurso à aplicação livre de comunicação com símbolos, Picto Selector e pode ser visualizada em:


https://drive.google.com/folderview?id=0B4tOczTgOQzba0owQjBubjJ0VkE&usp=sharing

Sem comentários:

Enviar um comentário