ACESSIBILIDADES WEB E TECNOLOGIAS DE APOIO
COMENTÁRIO TEMÁTICO MÓDULO 2:
Da
sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias
viu usar por um aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que
contribuíssem de forma decisiva para a respectiva participação e atividade?
As
tecnologias são um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que
proporcionam, por meio de hardware, software e telecomunicações e podem ser
utilizadas no processo ensino e aprendizagem como factores facilitadores ao
acesso e sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais.
O
papel das tecnologias tem vindo ao longo dos tempos a evoluir.
Atualmente
assume um papel preponderante, qualquer aluno poderá obter melhores resultados
e ter acesso rápido e eficaz ao conhecimento independentemente da sua
incapacidade.
Cito,
como exemplo, um aluno portador de multideficiência apresentando problemas
graves de comunicação poderá utilizar as tecnologias, para poder interagir com
os outros e adquirir e aplicar novos conhecimentos.
Relativamente
à minha experiência, como professora de educação especial, numa sala de apoio
especializado, foi-me muito útil recorrer às tecnologias, nomeadamente utilizar
o computador regularmente utilizando o BoardMaker – Símbolos Pictográficos,
para poder comunicar com um aluno com problemas graves na comunicação e
desenvolver a atividade e participação dele.
Em
relação aos outros alunos com NEE, de carácter permanente que apresentavam
problemas cognitivos, saúde física, concentração/atenção, emocionais e linguagem
utilizei o computador e a internet como recurso pedagógico, didáctico e
apelativo no processo ensino aprendizagem.
Os
programas que mais recorri foram: Word, PowerPoint, Excel, Internet, Webquests,
recursos da Web, Blogues dos professores das disciplinas, o meu Blogue com
alguns exercícios facilitadores para a reeducação da escrita e da leitura.
Durante
os momentos de reforço e desenvolvimento de competências específicas dos
alunos, em contexto fora de sala de aula, os alunos realizam as atividades no
computador, nomeadamente para a construção de grelhas de registo, de sínteses
de conteúdos das diferentes disciplinas, assim como consulta de sites e de
blogues para a realização de atividades.
O
quadro Interativo também é uma ferramenta muito rica, pela forma como apresenta
os conteúdos e como se pode estabelecer hiperligações facilmente.
As
tecnologias de apoio constituem uma mais valia para TODOS e essencialmente para
crianças/jovens e adultos portadores de incapacidades em qualquer momento das
suas vidas.
Cada
vez mais há um leque de diapositivos e equipamentos que têm por objetivo
minimizar a parte funcional do indivíduo, aumentando a autonomia, quer na
aprendizagem, na vida social e na vida profissional.ATIVIDADE DO MÓDULO 2:
A atividade do Grupo referente ao módulo 2, do Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão, segue em anexo.
A atividade "Leitura funcional - A Bibi põe a mesa" foi elaborada com recurso à aplicação livre de comunicação com símbolos, Picto Selector e pode ser visualizada em:
https://drive.google.com/folderview?id=0B4tOczTgOQzba0owQjBubjJ0VkE&usp=sharing
Sem comentários:
Enviar um comentário