REFLEXÃO FINAL
Inscrevi-me nesta formação por
considerar o tema pertinente e para ter a oportunidade de experimentar esta
forma de aceder à formação online.
Considero que esta forma de partilha de
inúmeros recursos foi muito útil e a metodologia em MOOC foi excelente. As
temáticas relativas a cada Módulo foram adequadas e as discussões desenvolvidas
foram enriquecedoras e constituíram momentos de valorização da própria
formação.
Considero muito importante a área de
ensino e aprendizagem desenvolvida nesta ação de formação, uma vez que trabalho
com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, de carácter permanente.
O contexto onde se desenvolveu foi
muito gratificante e enriquecedor pela partilha de ideias, de recursos, de conteúdos
importantes para o desenvolvimento da atividade profissional de todos nós. Todo
o ambiente foi muito inclusivo e enriquecedor de saberes, pois os formandos
eram de diferentes áreas e só por isso valeu a pena.
Na minha opinião, houve tomada de consciência
acerca da importância de contrariar a tendência para ignorar um trabalho diferenciado
com os alunos com necessidades educativas especiais, assim como da importância
da articulação entre professores doutras áreas e os professores especializados
na área da educação especial.
Deste modo, torna-se relevante
implementar estratégias adequadas aos alunos, respeitando as inteligências
múltiplas e as suas necessidades específicas, quer educacional, quer terapêutica.
Atualmente, já existe um grande número de professores que
acreditam na necessidade de sensibilizar os alunos para os processos de
autoaprendizagem e ajuda-los a tomar consciência de como aprendem mais e
melhor. Os processos de autoanálise e reflexão, com o apoio do professor,
ajudam os alunos a conhecerem-se melhor, a valorizarem-se e a aumentar a sua
autoestima e responsabilidade.
Paralelamente, também
fornecem elementos importantes ao professor no sentido de melhor decidir quais
as estratégias diferenciadas e adequadas a implementar. Na realidade, o que
frequentemente já acontece é que cada professor se concentra nos conteúdos que
tem de desenvolver, no tempo estabelecido para o fazer, nas reflexões e nas práticas
eficazes que poderão fazer a diferença em termos pedagógicos, atendendo sempre
ao perfil de cada um.
Em termos de conclusão, tive o prazer de experimentar
recursos, de partilhar, de observar, de executar e de adquirir novas
aprendizagens e por isso estou agradecida por ter tido esta oportunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário