RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS
COMENTÁRIO TEMÁTICO MÓDULO 4:
Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?
De acordo com a
Unesco, os recursos educativos abertos constituem materiais que estão
disponíveis gratuitamente para uso da aprendizagem e tecnologia de recursos
educacionais para consulta, utilização e adaptação por pessoas.
Esta forma de
partilha de recursos por alguém é muito interessante; por um lado ajuda os
alunos na aprendizagem e, são ferramentas essenciais para os professores,
aumentando o saber de todos. Por outro lado, constitui um desenvolvimento
tecnológico fascinante e, potencialmente uma ferramenta educativa muito
importante para a educação numa sociedade inclusiva preocupada com a educação
para todos.
Os recursos
educativos abertos são facilitadores do conhecimento e aceleram a diluição das
fronteiras entre a aprendizagem formal e a informal; são meios acessíveis aos
docentes para proporcionar experiências novas aos alunos.
No meu contexto
profissional, como docente, tenho recorrido à plataforma Moodle, ao Youtube, ao
Slideshare, ao Slideboom, ao Issuu e outros recursos educativos como suporte
para trabalho colaborativo entre alunos.
Como formanda, foi
a primeira vez que participei num MOOC e considero uma experiência muito
enriquecedora, facilitadora de saberes e muito cooperativa, no sentido que um
grande número de participantes envolvidos e todos os materiais que nos foram
facultando durante os módulos foram muito gratificantes e impulsionadores de
novas descobertas sobre a educação. Abrindo novos horizontes para a educação.
São recursos que só poderão ser úteis se forem
devidamente contextualizados e adaptados à realidade de cada aluno, de cada
região e de cada país. E isso depende da nossa capacidade de pensar e de agir.
É preciso abrir os sistemas de ensino a novas ideias.
COMENTÁRIO AO TRABALHO DA COLEGA: PAULA SOUSA - "DISCALCULIA"
É preciso abrir os sistemas de ensino a novas ideias.
COMENTÁRIO AO TRABALHO DA COLEGA: PAULA SOUSA - "DISCALCULIA"
Cara colega Paula Sousa
Começo por
lhe agradecer pelo trabalho realizado na ferramenta (Storybird) sobre o tema
Discalculia.
Observei que
é um trabalho esteticamente muito bem estruturado, apelativo e com conteúdo
relevante.
Apresenta os
conteúdos de uma forma cuidadosa e com uma certa precisão.
Observo
ainda que, como ferramenta concebida com o propósito de ser um Recurso
Educativo Aberto Acessível, cumpre os objetivos, embora não proporcione a
reedição. Há a possibilidade de inserir comentários, o que pode ser uma
mais-valia para o próprio trabalho, caso os mesmos sejam pertinentes e
acrescentem dados rigorosos no sentido de melhorar.
Parabéns pela
partilha…
Aproveito
para a convidar a observar o trabalho do Grupo Santarém mas no Bookbuilder, aqui
fica o link: http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92413&page=1
A atividade " O Morango" foi elaborada com recurso à ferramenta, Bookbluider e pode ser visualizada em:
Sem comentários:
Enviar um comentário