MÓDULO 4



RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS


COMENTÁRIO TEMÁTICO MÓDULO 4: 


Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

De acordo com a Unesco, os recursos educativos abertos constituem materiais que estão disponíveis gratuitamente para uso da aprendizagem e tecnologia de recursos educacionais para consulta, utilização e adaptação por pessoas.
Esta forma de partilha de recursos por alguém é muito interessante; por um lado ajuda os alunos na aprendizagem e, são ferramentas essenciais para os professores, aumentando o saber de todos. Por outro lado, constitui um desenvolvimento tecnológico fascinante e, potencialmente uma ferramenta educativa muito importante para a educação numa sociedade inclusiva preocupada com a educação para todos.
Os recursos educativos abertos são facilitadores do conhecimento e aceleram a diluição das fronteiras entre a aprendizagem formal e a informal; são meios acessíveis aos docentes para proporcionar experiências novas aos alunos.
No meu contexto profissional, como docente, tenho recorrido à plataforma Moodle, ao Youtube, ao Slideshare, ao Slideboom, ao Issuu e outros recursos educativos como suporte para trabalho colaborativo entre alunos.
Como formanda, foi a primeira vez que participei num MOOC e considero uma experiência muito enriquecedora, facilitadora de saberes e muito cooperativa, no sentido que um grande número de participantes envolvidos e todos os materiais que nos foram facultando durante os módulos foram muito gratificantes e impulsionadores de novas descobertas sobre a educação. Abrindo novos horizontes para a educação.
São recursos que só poderão ser úteis se forem devidamente contextualizados e adaptados à realidade de cada aluno, de cada região e de cada país. E isso depende da nossa capacidade de pensar e de agir.
É preciso abrir os sistemas de ensino a novas ideias.

COMENTÁRIO AO TRABALHO DA COLEGA: PAULA SOUSA - "DISCALCULIA"





Cara colega Paula Sousa

Começo por lhe agradecer pelo trabalho realizado na ferramenta (Storybird) sobre o tema Discalculia.
Observei que é um trabalho esteticamente muito bem estruturado, apelativo e com conteúdo relevante.
Apresenta os conteúdos de uma forma cuidadosa e com uma certa precisão.
Observo ainda que, como ferramenta concebida com o propósito de ser um Recurso Educativo Aberto Acessível, cumpre os objetivos, embora não proporcione a reedição. Há a possibilidade de inserir comentários, o que pode ser uma mais-valia para o próprio trabalho, caso os mesmos sejam pertinentes e acrescentem dados rigorosos no sentido de melhorar.

Parabéns pela partilha…
Aproveito para a convidar a observar o trabalho do Grupo Santarém mas no Bookbuilder, aqui fica o link: http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92413&page=1



  ATIVIDADE DO MÓDULO 4: 




Em anexo, segue a ligação para a atividade 4 do  Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .
A atividade " O Morango" foi elaborada com recurso à ferramenta, Bookbluider e pode ser visualizada em:




Sem comentários:

Enviar um comentário