DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM
COMENTÁRIO TEMÁTICO MÓDULO 3:
Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?
Relativamente à questão para reflexão, gostaria de
iniciar a análise sobre a minha fase de estudante a frequentar o liceu.
Nos dois primeiros anos de liceu, o ensino era muito
centrado no professor, as aulas eram expositivas, nós, os alunos tínhamos um
papel passivo apenas podíamos intervir quando solicitados. Todo o ambiente à
volta era muito uniformatizado e austero (usávamos bata preta, gola branca
engomada e cinto branco ou vermelho), também tínhamos um equipamento específico
para a aula de Educação Física (camisola branca, saia e calções azuis).
Refletindo agora um pouco sobre este ambiente, o
professor era convidado a ter um olhar igual para todos, regra a excepção
daquele que conseguia ver nos olhos dos alunos, um interior diferente.
Recordo o meu primeiro diretor de turma que se
preocupou comigo porque seria eu tão calada e questionou a minha mãe como
encarregada de educação. Foi sem dúvida o professor que me ajudou a crescer
como pessoa.
Após “ o 25 de abril, “ grandes mudanças ocorreram,
desde o ambiente quanto à organização do espaço, da constituição das turmas, da
alteração do vestir, podermos usar todas as cores…
As turmas passaram a ser multiculturais tínhamos
colegas dos dois sexos, colegas de África…
Os professores dinamizavam as aulas, não só com os
manuais mas utilizavam o retroprojector, aulas práticas no laboratório e eram
aulas interativas. O espaço do recreio passou a ser utilizado o do centro do
liceu onde se ouvia música e se conversava. Havia grandes jogos no ginásio,
onde vinham outras equipas de outras escolas, havia movimento e interação.
No final de cada período, a minha turma realizava
momentos de dramatização, onde nós imitávamos alunos e professores e hoje reflito
que era um grande momento de avaliação quer para o aluno quer para o professor.
COMENTÁRIO VARK:
Analisando agora, a fase de professora de educação especial começo pela reflexão do questionário WARK, que achei interessante e pertinente, no sentido que foi um elemento proporcionador de reflexão sobre o meu posicionamento, face à educação que dou aos meus alunos.
Os resultados obtidos foram os seguintes:
·
Visual – 7
·
Auditivo – 3
·
Leitura/Escrita – 3
·
Cinestésico – 3
Sendo uma prova evidente da minha valorização pela
preferência da aprendizagem visual e que faço parte da categoria Multimodal.
Assim, poderei utilizar várias categorias em
simultâneo para potenciar a minha aprendizagem e a dos meus alunos.
Esta abordagem Multimodal gera dinâmicas
diversificadas no contexto de aprendizagem, tornando mais favorável o
desenvolvimento de todos os alunos e deste modo proporcionar um acompanhamento
adequado ao perfil de funcionalidade de cada um.
ATIVIDADE DO MÓDULO 3:
Em anexo, segue a ligação para a atividade 3 do Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .
Em anexo, segue a ligação para a atividade 3 do Grupo "Santarém", constituído por: Elsa Videira, Isabel Perdigão e Teresa Guardão .
http://zunal.com/webquest.
Sem comentários:
Enviar um comentário